Metodologia

Preparo da noite
- É importante o grupo atuar semanalmente em um horário após as 21h pois fica mais fácil de encontrar os moradores. Muitos trabalham e retornam aos locais que repousam próximo a este horário.
- Cada equipe estrutura o preparo para a atuação na rua conforme sua necessidade e perfil do grupo. No caso da Equipe ZN, conversamos muito antes de ir para a rua, para pensar e discutir situações possíveis e qual a melhor estratégia para o dia. Neste momento, definimos abordar moradores isolados ou em pequenos grupos, principalmente por motivo de segurança, preferimos neste momento ter a visão geral das pessoas.
- Preparamos lanches e refrigerante para os moradores de rua. Também estamos nos esforçando para arrecadar roupa e cobertor para poder doar.
- Antes de iniciar a abordagem, fazemos uma prece para que possamos ter proteção e para que tenhamos luz para uma abordagem correta e adequada, sem "agredir" ou "invadir" o espaço dos moradores de rua.

Abordagem dos Moradores
- Definimos a pessoa ou o grupo para falarmos. No primeiro dia que atuamos, fomos em um morador que eu conhecia, há muito tempo não o via, não era morador de rua, era um cidadão, trabalhador e bom profissional. Com isso, acredito que foi mais fácil a abordagem do segundo morador que estava com ele. Abordamos com a oferta do alimento e bebida, e questionando se podemos conhecê-los. Muitas vezes questionam se somos da Igreja ou algo do tipo, e aí esclarecemos quem somos, falando do Alegria de Rua.

Desenvolvimento
- Ainda é cedo para dizer como será o andamento do grupo, mas neste momento, nosso foco está em 2 moradores de rua que dizem querer sair das ruas.
- Buscamos ter uma conversa descontraída, falando sobre diversos assuntos, e tentando delicadamente abordar a situação que se encontram.
- Acredito que é um momento que precisamos estar atentos para não gerar constrangimento, não realizar julgamentos, e principalmente para deixar claro que estamos ali para ajudar quem realmente deseja ser ajudado. Deve-se ter cuidado para iniciar essa conversa se não houver a percepção que já existe um leve canal de comunicação para este fim.
- Neste momento estamos tentando aumentar o vínculo, um relacionamento mais estreito com os moradores que abordamos, para assim, iniciar o caminho de elevar a sua auto-estima e estimular a sua vontade real de sair da rua.
- Estamos pretendendo levar o violão e cantar com eles, mas ainda não definimos a data. Também procuramos descobrir datas especiais, como aniversário para poder fazer algo naquele dia, como comprar um bolo, chamar outras pessoas para cantar parabéns, etc.

Fechamento da noite
- Nos reunimos sozinhos novamente ao final da noite para discutir a percepção de todos. Também discutimos os próximos passos, o que foi bacana e o que podemos melhorar.
- Realizamos uma prece de encerramento, agradecendo a proteção de Jesus, e pedindo que nossos amigos continuem na luta para sair dessa condição.

Futuro
 - Estamos nos esforçando para aumentar o grupo ZN o mais rápido possível pois neste momento estamos em 3 voluntários na rua. Neste momento divulgamos via Face, via e-mail e estamos promovendo um churrasco beneficente para arrecadar roupas e para apresentar o trabalho e assim buscar estimular novos voluntários
- A intenção é que se torne um grupo maior e possa assim abordar grupos maiores de moradores de rua. Decidimos não abordar mais um dos moradores pois está em condições bem difíceis, devido ao grave estado de Alcoolismo e provavelmente debilidade mental
- Não temos nenhum morador preparado para o resgate, pela nossa concepção. Estamos com forte desejo de encontrar moradores com um bom prognóstico de sair da rua. Estamos trabalhando para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário